quarta-feira, 20 de março de 2013

Currículo?

Inicio meu primeiro post neste blog, o qual me acompanhará neste semestre e quem sabe além disso, falando um pouco sobre as discussões e apontamentos realizados em nossa ultima aula, dia 15/03/2013.
Para nos inserirmos no assunto, lemos um texto com o título "Nascem os "estudos sobre currículo": as teorias tradicionais., que não sei mencionar o autor pois a professora Rita não escreveu as referências de tal material.
De cara fomos questionados sobre a definição de currículo e assim surgiram várias 'palavras' que estão relacionadas: conhecimento, domínio de um assunto, entendimento do funcionamento, agregar informações novas, reconhecer / associar / memorizar, construir significados, valores. 
A professora nos levou ainda para um 'outro lado', nos colocando as palavras: trajetória, itinerário e ERRÂNCIA, palavra esta que foi muito citada durante a aula. E ainda alguns termos que possivelmente ainda iremos estudar como: currículo oculto, formal e vivido.
Falamos também, de forma breve, sobre os tipos de conhecimento: mitológico, filosófico, senso-comum, artístico, religioso e científico. Também, que o currículo possui vários aspectos: epistemológico, histórico, cultural, político, econômico. Diante de todos esses conceitos e palavras que citei aqui, talvez as que mais me chamaram atenção foram: ATOS CURRICULARES e PRÁXIS. 
Finalizo este post cheio de palavras soltas ou ligadas? com uma breve síntese da aula aos meus olhos:
O currículo vai além do conteúdo programático, com  objetivos, procedimento metodológicos e avaliação ou seja, o currículo possui várias dimensões.. No currículo devemos considerar os saberes que não são trabalhados como conteúdos (na forma de conhecimento elaborado), aqueles que são inerentes ao nosso cotidiano, nossa cultura e contexto histórico e social, os quais contribuem para uma aprendizagem e formação com significados.Devemos pois, repensar nossos atos curriculares, nossa prática que deve passar por constante reflexão, que é a práxis. Acredito que para cada realidade, cabe um tipo de currículo elaborado, pensado e refletido para aquela situação, naquele momento e contexto. 

3 comentários:

  1. Concordo com você sobre o que me chamou a atenção: atos curriculares e práxis. Dois termos novos em meu vocabulário, mas que são antigos em seu desenrolar em minha trajetória na licenciatura.
    E mais uma vez me pergunto: estamos provocando a práxis nos alunos? Estamos promovendo adequadamente os atos curriculares?
    Para responder a essas perguntas sei que ainda temos muito o que aprender...

    ResponderExcluir
  2. Ana Carla, seu último parágrafo constitui num exercício importante de iniciar a costura do que foi descosturado no decorrer da aula.

    Sugiro que você e Pollyanna aprofundem o sentido da palavra práxis...Ver Marilena Chauí.

    ResponderExcluir
  3. Mas tá uma revisão legal.... Nossa visão já se ampliou em torno do significado do currículo. Entendo que a práxis é reflexão acompanhada de ação que norteia a atividade educativa.

    ResponderExcluir