segunda-feira, 24 de junho de 2013

Currículo e Avaliação


Na aula do dia 21/06, falamos sobre avaliação e currículo, que são conceitos (transformados em ações) intimamente ligados uma fez que o que é priorizado nas avaliações determina os conhecimentos e competências no currículo. Avaliação não é sinônimo de testar ou medir e existe a avaliação formativa (que acontece durante o processo de ensino-aprendizagem) e a somativa (acontece no final do processo, preocupando-se apenas com o resultado). A avaliação deve ser muito bem planejada e refletida para que não reforce ou promova a exclusão. Atualmente há algumas avaliações externas, como o Saeb e o ENEM que estão transformando os currículos das escolas e até mesmo suas propostas de trabalho, visando atender às necessidades impostas pela sociedade e suas políticas. Essas ideias foram as que, para mim, mais marcaram a aula, juntamente é claro com os exemplos vividos pelos colegas e compartilhados em sala que colaboram com as discussões. 

Um comentário:

  1. Seu registro corresponde ao que de importante você considerou....e que isso faça diferença em sua prática.

    ResponderExcluir